microlearning

Microlearning é uma estratégia de aprendizado que foca em doses menores de conteúdo aplicável. A técnica é muito usada em treinamentos corporativos e cursos rápidos de atualização profissional.

Não é simplesmente a diminuição do conteúdo, mas a apresentação dele de forma mais prática e de um jeito que o aprendiz consiga assimilar para aplicar o conteúdo posteriormente. Para isso são usados recursos de imagens, vídeos, animações, jogos, simulações, testes e outras plataformas que visam o aprendizado.

A palavra microlearning já indica seu significado. “Micro” vem de pequeno, por conta do tempo reduzido de estudo. “Learning” vem de aprender, mas também faz referência ao e-learning, ligado ao online, ao digital.

O microlearning foge da maneira tradicional de ensino em sala de aula e com muito conteúdo teórico, por isso facilita a retenção de conhecimento do aluno. No entanto, não quer dizer que não tenha o conhecimento teórico, ele apenas é apresentado de outra maneira, por meio de lições práticas.

Vantagens

Utilizar plataformas que aplicam o microlearning para cursos ou capacitações tem muitas vantagens. A primeira delas é a mais óbvia: é rápido. Você não precisa dispor de várias horas por dia para aprender aquele conteúdo. Por ser uma coisa que não vai tomar todo o tempo livre, acaba incentivando o aluno a buscar aprender.

Outra vantagem do microlearning é ser personalizado. Basicamente, você não vai precisar fazer um curso inteiro de uma área para aprender só aquele ponto que vai ajudar, na prática, no seu cotidiano de trabalho. É possível escolher apenas aquele curso que foca no conteúdo que você realmente vai usar.

O microlearning também tem como característica, na maioria das vezes, ser acessível. Por ser voltado para plataformas digitais, geralmente é facilmente utilizado por dispositivos móveis e a tendência é que tenha valores acessíveis.

Reter conhecimento é outra vantagem do microlearning. É aí que você pergunta: mas não é em todo curso que eu aprendo? Na teoria, sim. No entanto, muitos cursos são extensos e o aprendiz não consegue assimilar todo conteúdo. No microlearning o objetivo principal é que o aluno aprenda aquele conteúdo para aplicar no dia a dia.

Para empresas

O microlearning também é vantajoso para empresas que querem investir em capacitação profissional. Além de ser mais prático para organizar o treinamento, traz um resultado rápido.

Os cursos que utilizam a técnica também tendem a ser mais baratos para as empresas e, por afastarem o colaborador por menos tempo das funções, o valor investido indiretamente também é menor.

Além disso, muitas vezes pode ser elaborado pela própria empresa e atualizado com facilidade. Se for um curso de longa duração, fica difícil atualizar quando se torna obsoleto e requer uma força tarefa. Com o microlearning, se algum item está desatualizado, basta trocá-lo, não há necessidade de mudar o curso inteiro.

Essa técnica tem um bom custo benefício para o impacto que causa nas empresas. O ideal é que a organização saiba quais os objetivos para depois buscar o tipo de conhecimento que quer passar para os funcionários.

Quando usar

Para saber quando usar o microlearning é preciso entender quais os objetivos você quer alcançar. O ideal é buscar esse tipo de técnica quando há um conteúdo específico que precisa ser aprendido ou aprimorar um procedimento que está sendo executado com erros por falta de conhecimento.

Também é interessante aplica-lo na atualização de conteúdo. Na era em que os conceitos mudam com tanta rapidez é preciso sempre se atualizar e o microlearning é uma saída para se manter sempre informado.

O que você achou da técnica? Se interessou? Conheça os cursos rápidos da Plataforma Solution que podem ajudar na aplicação do microlearning!

  • cursos online
  • cursos rápidos
  • microlearning