aplicativos-para-produtores-rurais

Que a tecnologia vem para simplificar muitas coisas, todo mundo sabe. Mas o que muita gente não imagina é que existem aplicativos para facilitar até a vida do produtor rural. A ideia de que “gente do campo” não combina com tecnologia já é ultrapassada.

Por isso, a equipe do blog da Plataforma Solution separou algumas dicas de aplicativos para celular muito úteis para a produção no campo, principalmente para a agricultura. Pegue seu smartphone e confira a seleção!

Climatempo

O primeiro dos aplicativos listados parece óbvio, mas é realmente uma “mão na roda” para os produtores. Principalmente quando se trata de plantações, saber quando vai haver uma mudança no clima é essencial para se precaver e evitar perdas.

O Climatempo mostra a previsão estendida, de hora em hora, e para até 14 dias. No entanto, o que mais pode ajudar é a função “notificação personalizada”, em que o usuário é notificado caso haja uma mudança climática em determinado local. O app é gratuito e está disponível para download em Android, IOS e Windows Phone.

Fields Area Measure

Esse aplicativo serve basicamente para medir áreas. Por meio de imagens de satélite e marcação de pontos, o usuário consegue medir a propriedade inteira ou o espaço ocupado por uma cultura específica, por exemplo. Basta inserir as coordenadas geográficas que o software encontra no mapa. Depois, o produtor pode deixar salvo o trabalho.

O app é gratuito e está disponível para sistemas Android e IOS.

ADAMA Alvo

O ADAMA Alvo é um software para ajudar na identificação de pragas, ervas e doenças. Ele disponibiliza um banco de imagens e informações sobre as culturas de soja, milho, trigo, algodão, cana e café para consulta do produtor.

Esse aplicativo também permite que o usuário envie uma imagem para análise caso não encontre o que precisa no banco disponível. É um app gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS.

Tankmix

Esse aplicativo foi desenvolvido por uma marca de fertilizantes e o intuito é ajudar o produtor rural a fazer a mistura desses fertilizantes com defensivos de forma eficaz. O software possui um banco de dados com resultados de testes de várias misturas. Caso o usuário não encontre testes com a combinação necessária, ele pode solicitar para que o laboratório providencie.

O Tankmix pode ser usado pelo site e pelo aplicativo por meio de aparelhos com sistemas Android ou IOS, tudo gratuito.

Commodities Market Prices

O último da lista é voltado para quem cuida da parte financeira da produção rural. Basicamente, esse app possibilita a consulta nas cotações de commodities agrícolas e a variação cambial do dia. O usuário pode personalizar e criar listas para ter acesso a valor de abertura, fechamento e variação de preços dos pregões.

Além disso, o software também permite a consulta em gráficos por período de tempo para análise dos dados disponíveis. É um aplicativo gratuito e disponível para Android.

Você já usa algum desses aplicativos? Tem outro para indicar? Comente!

  • aplicativos
  • produtor rural
  • tecnologia