O gerenciamento de projetos faz parte do dia a dia de todo profissional. Afinal, ele precisa realizar a gestão de prazos, custos, escopo e qualidade do trabalho. E somente com essas atividades ele conseguirá sucesso de novos negócios, desenvolvimento de produtos, ordens especiais de produção, construção de grandes empreendimentos e grandes eventos.

Para garantir que o objetivo principal seja alcançado, também é necessário que o profissional esteja sempre atualizado. Assim ele saberá como melhorar o seu gerenciamento de projetos e aumentar suas probabilidades de êxito. Saiba como alcançar essa melhora na seleção de dicas que o blog da Solution separou.

Foco na equipe de gestores

Um gerente de projetos precisa ter experiência comprovada, pois somente assim ele terá domínio dos conceitos e ferramentas técnicas para a gestão de sua equipe.

Ele irá delegar aos funcionários as melhores decisões a serem tomadas. Contribuirá também para a criação de laços de identidade, para que a equipe funcione com mais compromisso e produtividade. Portanto, nunca deixe de aprimorar seus conhecimentos.

Tenha sempre um planejamento

Um gerenciamento de projetos efetivo começa por um bom planejamento. Isso deve começar pelo entendimento do trabalho e da clara definição da missão do projeto.

O uso de softwares pode auxiliar com a organização da comunicação e dos processos que darão andamento à encomenda. Além disso, será importante para avaliar as decisões e aprovar o projeto em todas as fases.

Consuma conteúdos

Assista a Webinars e ouça podcasts. Muitos estão disponíveis gratuitamente na internet e trazem debates interessantes e atuais sobre gerenciamento de projetos.

Outra via são ebooks gratuitos. Algumas empresas oferecem o formato com temas importantes, como segredos para uma gestão de projetos de alta performance ou guias de gestão de projetos e modelos de gestão Canvas.

Busque recursos do cliente

Obtenha o apoio da alta administração da organização em que o projeto está sendo ou vai ser realizado. Ao mesmo tempo, garanta que a organização conheça o projeto, entenda sua importância e apoie o gerente e a equipe.

Um bom gerenciamento de projetos precisa de recursos materiais, mas também da visão do cliente sobre sua aplicação. Mostre a disponibilidade de recursos, materiais, pessoas e tempo que o projeto irá necessitar. Dessa forma, é mais fácil criar uma base sólida para desenvolvimento.

Conheça suas ferramentas

Para a execução do projeto, do que você irá precisar? Como irá direcionar cada ação para cada membro que participa da atividade?

Novamente, o planejamento se torna necessário, mas requer ferramentas para que ele não se torne falho. Uma boa estratégia é usar um software de gestão, como o MS Project, que disponibiliza ferramentas aplicáveis a projetos, dos mais simples aos mais ambiciosos.

Já utiliza alguma dessas ações para seus projetos? Que tal implementar também o uso do MS Project? Conheça o curso clicando aqui.

  • gerenciamento de projetos
  • gestão de projetos
  • ms project