Como começar o ano investindo na carreira

O tema “futuro profissional” está sempre em pauta. E começar o ano investindo na carreira acaba se tornando um projeto difícil quando a rotina e excesso de afazeres tomam conta do espaço reservado ao plano profissional. Além de evitar o desânimo, alguns cuidados e metas reais podem ajudar a contornar a situação.

Com um pouco de organização e foco, não vai ser difícil incrementar o currículo dentro da sua realidade e dar aquela guinada para um sonhado emprego. Mas se é uma força que você precisa, separamos algumas dicas para começar o ano investindo na carreira.

Ainda lembra da organização?

Bater nessa tecla nunca será demais. Afinal, o que a longo e médio prazo pode ser concluído sem organização? Para se começar um plano de todo o tipo, é preciso entender os objetivos e se perguntar onde quer estar dentro de um certo tempo.

Depois, não pare por aí. Liste tudo que exige de você um esforço para chegar lá em tópicos por prioridade. Por fim, gerencie o tempo de forma a não deixar de lado o que vai ditar suas mudanças. Mais importante que começar o ano investindo na carreira é saber que para chegar lá existem passos a serem respeitados.

Esteja aberto para estudar mais e mais

Culturalmente estamos presos a fórmula “ensino médio + graduação” para conseguir um espaço no mercado de trabalho. Mas já deixou de ser suficiente parar no tempo logo após concluir a faculdade. Afinal, se a sociedade muda, a cultura e conhecimento também.

Busque sempre atualizações por meio de cursos, e não só os de pós-graduação. Cursos rápidos, on-line e de aprimoramento são sempre bem-vindos, pois além de não precisarem de muito tempo para conclusão, geralmente entregam conteúdos com aplicabilidade. Que tal começar por algum da plataforma Solution?

Escolha sua área ideal

Você se sente confortável financeiramente no emprego, mas não se enxerga nele? Bem, é possível que não esteja na área certa. E se está lendo essa dica, é porque entende que chegou a hora de mudar. Cada indivíduo possui uma diversidade de talentos, contudo nem todos podem ser aplicados na vida profissional. Saiba então identificar aqueles que podem te ajudar a caminhar para um novo desafio.

Mas não se esqueça que mais do que parecer um hobby, a carreira precisa envolver dedicação, desafios e atividades prazerosas. Além disso, deixe de pensar somente no lado financeiro. Estar em um lugar que se encaixa no seu perfil e ideais pode ser mais valioso que qualquer remuneração.

Use suas experiências anteriores

É muito comum surgirem dúvidas em momentos decisivos sobre nosso futuro. Uma boa dica para contornar essa situação é se espelhar nas experiências passadas. Para ser mais claro, elas podem ser momentos de um estágio, um trabalho voluntário, passagem por outras empresas, convivência com pessoas e até mesmo participação em eventos.

Pode parecer pouco, mas experiências são importantes para nos guiar sobre nossas capacidades ou a falta delas. Sem falar que sempre tiramos alguma lição de tudo o que nos ocorre, basta saber aplicar para aproveitá-las da melhor maneira.

E busque por novas. Sempre!

Se vai começar o ano investindo na carreira, saiba bem onde fará isso. Existe uma variedade de cursos, workshops, intercâmbios e eventos, por exemplo, que tornam a tarefa da decisão ainda mais difícil. Tenha em mente nunca tomar decisões baseadas em popularidade, como treinamentos oferecidos por profissionais de renome, mas que não se encaixam no seu perfil.

Para se traçar estratégias realistas que beneficiem sua carreira, lance mão de experiências que casem com suas preferências. Caso queira arriscar, invista em competências que você acredita que possam ser desenvolvidas sem gerar impactos nos planos que você já possui. Como aprimorar o estilo da sua escrita, por meio de um curso, quando você já a domina.

Vai começar o ano investindo na carreira? Conte pra gente quais planos pretende colocar em prática!

  • atualização profissional
  • carreira
  • metas
  • metas de ano novo